Mostra de filmes interativos

Interatividade na sala de cinema.

Entre 22 de novembro e  04 de Dezembro de 2011, o CCBB trouxe a Brasília filmes interativos entre pioneiros e atuais, vindos de Israel, Portugal, Nova Zelândia, Brasil, Inglaterra, EUA e República Checa. São exemplos do que um dia foi visto como utopia – a possibilidade de o público interagir e mudar o rumo que um filme irá tomar.
Foi a primeira mostra de cinema dedicada exclusivamente a filmes interativos.

O público assistiu o primeiro filme interativo da história, de 1967, interagiu usando controle-remoto, celular, assistiu o filme enquanto o diretor organizava a ordem das cenas ao vivo, participou de um filme que se ajusta aos padrões psicológicos das decisões, e testou a sorte quando o personagem de A Gruta não tinha mais forças.

Teve o filme que o pessoal tentou adivinhar quem seria o assassino e teve outro que o público decidiu o destino de um terrível vilão, como na primeira sessão do filme Mr. Sardonicus…

Na sessão “Você é Vertov”  crianças interagiram de forma musical. Sob a regência do maestro Conrado Silva, elas participaram da composição da música para o filme mudo que rolava na tela. Foi minha criação mais bacana aquele ano.

Baixe o catálogo da mostra.

Clipping


Curadoria e textos do catálogo: Filipe Gontijo

Produção: Caza Filmes