GIBI-CLIPE

Videoclipe VERTICAL idealizado para tablets.

ipad com clipe_semlayer

 

Cada vez mais pessoas usam seus tablets para ler gibis, ver filmes e ouvir música. Agora, com o videoclipe Curtindo a Vida Adoidado, pode-se experimentar a fusão dessas três atividades. A música da banda Super Stereo Surf inspirou a criação do novo formato. “Você assiste como quem lê uma revista, com o tablet na vertical.

Fizemos uma homenagem aos quadrinhos de horror dos anos 50 e usamos a forma atual de ler gibis”, explica o diretor Filipe Gontijo.

As referências aos quadrinhos clássicos estão no visual deste trabalho e também no seu enredo. Em um clima de flerte e ingenuidade, gatinhas e garotões estão reunidos para um churrasco. Se no gibi americano o monstro vinha do pântano, nesse videoclipe, ele é bem brasiliense: vem do Lago Paranoá. O primeiro gibi-clipe do mundo é cheio de belas garotas, grandes aventuras e… um monstro pequenino.

O resultado final se encaixou bem na música, como definiu o guitarrista da banda, Alex Maraskin. “Nossa surf-music tem essa pegada de trilha sonora, um som despretensioso com a cara dos filmes e dos gibis de antigamente”.

4

3333

4444

A controvérsia com a Apple

Durante a gravação do gibi-clipe, um ipad esteve presente para facilitar a visualização final da obra. Câmera de lado, marcação no monitor, tudo para o encaixe perfeito na tela vertical do tablet e no layout de página desenhado pelo diretor.

Quando o aplicativo, com o clipe, músicas, facebook, etc., foi enviado à Apple, uma surpresa: as imagens foram consideradas censuráveis. “Imagina se os bikinis não fossem estilo anos 50…”, comentou o produtor Viça Saraiva após a última tentativa de contato com a empresa da maça. Circulam na internet pistas sobre quais seriam as regras: Nada de de roupa de banho, no skin (sem exibição de pele). O videoclipe tem pele. Também é proibido silhuetas, mesmo que desenhadas, de pessoas nuas. Nada que possa ser sexualmente provocante.

Embora os aplicativos da apple possuam classificação etária, a vontade de proteger os menores de conteúdo adulto levou a empresa ao extremo. Entre 2010 e 2012 foram banidos mais de 5000 aplicativos.

Uma política diferente rege o youtube. Ali o contexto da nudez é avaliado o que permite acesso a muita besteira, mas também a conteúdos artísticos que nem passariam perto de ser aprovados pela apple.

Mas e esse clipe? Pode ser considerado “indecente”?


Diretor/roteirista/diagramador/editor: Filipe Gontijo
Diretor de Produção: Viça Saraiva
Produção: Caza Filmes e Henrique Siqueira

The above video for the band Super Stereo Surf, designed to be watched in vertical orientation on a tablet, not only suggests that life is good for sea monsters but is also a reminder that just because we used to watch videos on tv doesn’t mean we have to be forever constrained by the physical dimensions of tv sets.

hypebot.com
Music Business
Repercussão Gibi-clipe

Repercussão Gibi-clipe